segunda-feira, novembro 14, 2005

As Portas do Mar ou Megalomania?

As Portas do Mar não são necessariamente as portas do progresso, apenas porque alguns governantes assim o dizem, e os vídeos, sítios e outdoors publicitam.
O empreendimento Portas do Mar, cujos detalhes finalmente começam a vir à luz do dia, é uma obra excessiva e desnecessária. É uma obra monstruosa, que agrupa vários e distintos equipamentos num espaço exíguo e a conquistar ao mar, perfeitamente desenquadrada, e que custará 50 milhões, para além de ficar dependurada (mais uma!) no orçamento regional. Não é de nada prioritária, tem um custo de oportunidade elevado e não passa uma coerente e isenta análise de custo-benefício. Os efeitos positivos que eventualmente este empreendimento poderia ter são desprezíveis face ao seu elevado custo financeiro, ambiental e social.
Indubitavelmente que as Portas do Mar tem efeitos nefastos e agressivos no ambiente, devido essencialmente à sua enorme volumetria, qual jamanta de betão colocada na boca do porto de Ponta Delgada. São demasiados equipamentos para aquele exíguo local: um terminal de cruzeiros e ferry e respectiva gare marítima, uma zona comercial de apoio à actividade turística de 5.300 m2, um pavilhão de exposições e espectáculos de 4.000 m2, uma zona de lazer e balnear envolvente das piscinas de S. Pedro, um parque de estacionamento e uma marina de recreio náutico.
Tem ainda efeitos nefastos na qualidade de vida de Ponta Delgada tornando-se assim num polo de concentração de trânsito numa zona sem as adequadas acessibilidades para o efeito.
Os arquitectos e os urbanistas Açorianos não podem estar de acordo com esta obra, cujo projecto é de um arquitecto de fora (mais um!). Este projecto é contra as melhores práticas do planeamento urbano.
Os comerciantes tradicionais do centro histórico de Ponta Delgada não perceberam ainda que esta obra vai ter uma superfície comercial de 5.300 m2, que vai provocar uma concorrência muito forte e impedir que os passageiros se desloquem ao centro para as suas compras, em mais uma enorme machadada no comércio citadino. Os empresários de restauração não perceberam ainda que vai ser construído um restaurante de 3 pisos e que vai concorrer directa e deslealmente com os seus estabelecimentos.
Os hoteleiros da marginal não perceberam ainda que vão sofrer as passa do algarve durante o período de construção deste monstro de betão, que pode durar 3 anos. E não perceberam ainda que toda aquela zona da marginal vai ficar atafulhada de trânsito, prejudicando directamente os seus hóspedes, que vêm aos Açores em busca da “Natureza Viva” e apanham doses maciças de betão como esta, e caos na circulação e estacionamento do trânsito. Equipamentos como as Portas do Mar há por este mundo fora, nas grandes metrópoles e nos principais destinos turísticos. Os turistas que chegam aos Açores esperam ver algo diferente e singular.
Os autarcas de P. Delgada não perceberam ainda que não há parques subterrâneos que resistam ao volume de trânsito que vai convergir para a marginal e que o ambiente e a qualidade de vida da cidade vai deteriorar-se.
Os trabalhadores que diariamente se deslocam para a cidade não perceberam ainda das dificuldades acrescidas que vão ter em circularem e estacionarem numa cidade pequena e já tão afectada pelo trânsito. As empresas prestadoras de serviços, ainda instaladas no centro, não perceberam ainda que vão ter que se deslocalizar para a periferia para fugirem do caos, contribuindo ainda mais para a sua rápida desertificação.
Os contribuintes açorianos não perceberam ainda que as Portas do Mar tem uma componente festivaleira muito grande, com um pavilhão de exposições e de espectáculos de 4.000 m2 e um anfiteatro, para concorrer directamente com o Teatro e com o Coliseu numa continuada política de pão e circo irresponsável.
Á medida que forem conhecendo os detalhes destas portas, ditas de progresso, os agentes económicos e os contribuintes vão perceber o logro que é as Portas do Mar.
As Portas do Mar não são progresso. São megalomania, irresponsabilidade e narcisismo político.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Diria ainda e mais que são uma aberração, uma vergonha...
Maria

5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ouh voces sao uma merda...nah percebem nada diss...Portas do Mar RULEEEZZZZ
eww vao mas e pa um past no meio da covoada ai e k voces tao bem
BUHHHHHHH

12:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A crítica está demasiado pessimista. Ok, talvez até seja assim ao princípio mas depois as pessoas vão perder o interess(como aconteceu com o parque atlântico). De qualquer forma é uma maneira de dinamizar a ilha e evoluir. TOU FARTA DE PASTOS!!!

12:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ema voces tam faland mas tambem hao de ir pa la comer e passear, etc...akilo vai ser taum bom, xeio de lojas e restaurants, bares e discotecas, paisagem linda a beira mar com piscinas ao lado...kerem mais??

12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As Portas do Mar, vão ter certamente no seu inicio de vida, muitissima afluencia como aconteceu com o Parque Atlantico e com recentecemnte a MacDonalds. Mas como é certo e sabido, as pessoas rápidamente se fartam das coisas novas. Se forem a perguntar em questionarios de rua a pessoa bem letradas e conhecedoras do porjecto em promenor, irão ver que 95% destas estão muito satisfeitas(falam, falam, falam, mas não sabem tomar medidas como esta). A novidade atrai desconfianca, sempre foi assime sempre á de ser. As Portas do Mar irão ser magnificas e todos os que concordam com tal obra (98,7%) estão desejosos de esta estar terminada. Portanto, e tal como foi dito, estas obras existem nas grandes e desenvolvidas metrópoles, fazendo assim de Ponta Delgada, uma Cidade com dignidade. Portanto e como alguem comentou, vão mas é para o meio dos pastos, comr erva salgada junto com as Vacas que la estejam. E Sintam o Cheiro a Bosta da "Natureza Viva". Tá bom?...
Adeus

2:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Realmente a obra portas do mar não tem nada a haver com a cidade de ponta delgada. A justificação para tal obra são os tão famosos cruzeiros que, ao contrário do que se quer mostrar, apenas enriquecem 2 ou 3 senhores desta ilha. È triste que toda esta obra é apenas fruto da guerra aberta entre a senhora Berta Cabral o senhor Carlos Cesar, para mim deve de haver alguma paixão ali.
Meus amigos as pessoas vão aos açores para ver as vacinhas e as lagoas e não para ver betão armado... á cada ingnorante nessas ilhas...

9:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É impressionante a ignorancia das pessoas.
Tantas vezes nos queixamos do isolamento e despreso que o resto do país nos dá. Assim que se tenta dinamizar, evoluir e abrir portas de forma a dar a conhecer o nosso nome, a nossa natureza, a nossa cultura ao mundo...falam mal.

Falam tanto em turismo...será que as pessoas sabem o k é turismo? será k é algo assim tao linear? Digo-vos k nao é! se queremos beneficiar de um desenvolvimento turistico sustentavel, os Açores têm k ser competitivos,ter consciencia ambiental, mas ter também infraestruturas turisticas e de lazer, onde se devem aliar a modernidade com as nossas tradiçoes e cultura.

As portas do mar, como todo os grandes empreendimentos, têm desvantagens, isso é mais que claro. Mas as pessoas têm que ser capazes de se adaptarem às mudanças! E essa mudança, a longo prazo vai nos trazer mt vantagens!!

Ptt

1:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros, estudo arquitectura em Lisboa mas orgulho-me de ser açoriano. E primeiro, gostaria de dizer que é ridículo assinarem anónimo e depois falaram o que bem entendem da boca para fora, ainda para mais revelando só ignorância e falta de espírito aberto para entender outras opiniões.
Como disse estudo arquitectura, e a esse nível posso dizer que acho que todo o recente "desenvolvimento" que se tem efectuado na baixa de Ponta Delgada é tudo menos isso, surgindo construções como se de cogumelos se tratasse, sem o mínimo de relação com a cidade e capacidade de planeamento urbano, dando-se primazia a interesses económicos. Fazem ideia de como é a estrutura da cidade e de como as Portas do Mar desrespeita essa estrutura? Construir algo novo, megalómano como é este empreendimento, nem sempre sinónimo de desenvolvimento, mas sim uma boa maneira de atirar areia para os olhos das pessoas. E pelos vistos, muita gente tem levado com isso. Acredito que realmente as Portas do Mar possam trazer algo positivo à cidade, no entanto a conjugação de tantas infraestruturas nesse mesmo sítio revela-se desadequada e desajustada. Mas quanto a isso o tempo o dirá. Não gostam de pastos? Meus caros, os Açores nunca vão ser a República Dominicana, se é isso que pensam que este empreendimento vai trazer. Porque será que a maioria dos turistas vêm do norte da Europa? Nós temos o dever de dar-lhes um turismo diferente, assumindo aquilo que temos que é sem dúvida fantástico, sem pretensões de ser uma Madeira ou concorrer com a Madeira, pois tratam-se de destinos completamente diferentes, e as pessoas que os visitam mostram exactamente isso. Por favor, não me façam sentir vergonha com aquilo que dizem, pensem antes, tentem filtrar aquilo que vos dão, não ponham tudo na boca e mostrem serem inteligentes, porque senão vamos deixar que estraguem o nosso paraíso. Não queiram ser mais um Algarve em Portugal, queiram ser os Açores, é isso que nós somos e devemos ter orgulho disso, pois realmente aquilo que temos é maravilhoso e não se encontra por aí assim com tanta facilidade.

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando recebemos visitas ou convidados, recebemos pela porta principal e não pela garagem.
O que acontecia com os nossos visitantes "turistas" na nossa cidade em pleno século XXI era recebelos pela garagem "Porto Comercial" no meio de contentores e gruas sujeitos a todos os perigos que uma zona de trabalhos acarreta.
Senhores, acordem estamos na era do progresso, deixem de ser os Velhos do Restelo.

9:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vocês são uns grandes palhaços. Peço imensa desculpa mas é a verdade. Ora uns comentam que nem umas bestas que querem é festa e venham as portas do mar. Outros comentam com as suas mentalidades de merda (originárias e abundantes nesta terra) dizer que aquilo é mau, tem problemas, etc. Só falam mal por falar, é um hábito. E por fim vem me esse estudantezinho que estuda em Lisboa (atenção: como se fosse de alguma importancia saber) falar de cogumelos a nascer na Cidade de Ponta Delgada, os únicos cogumelos que deves perceber são aqueles que tomas nas sete cidades nas festas "green". Abram as vossas mentalidades minha gente e parem de falar mal sem fundamentos.

8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As Portas do Mar sao a maior atrocidade que podiam ter feito ao porto de Ponta Delgada. Tudo o que o tornava unico foi destruido com esta aberracao. A vista para o Pico da Lagoa do Fogo foi tapada com a plataforma de lancamento de foguetoes e o impacto em termos ambientais no Porto e' brutal. Tudo o que sobrava da fauna e flora maritima deve ter desaparecido com as obras. E outra questao e' precisamos realmente da estrutura? Nao. As Portas do Mar sao apenas mais uma carta para ganhar os coracoes da populaca para as eleccoes que se avizinham....

4:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A obra nao tem nada haver com a escala da cidade de Ponta Delgada. E ao contrario do que muito boa gente pensa massicos de construcoes em betao nao sao um sinal de progresso... Cobrir a ilha de betao nao e' o progresso e' apenas destruir o que esta ilha tem de unico- a Paisagem Acoreana, a natureza.

4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu quero ver se voces vão pas portas do mar no inverno ou aquilo vá ser só po verão falam das portas como falaram do parque atlantico e agora tá sempre as moscas como qualquer outro fikem mas é em casa a ver as novelas onde o ppl de s.miguel se perde tão facilmente já k é so enrredos fds tomem juizo

4:05 da tarde  
Blogger Pedro Correia said...

Bem, acho que todos estão a ver as portas do mar como um diabo para a ilhade S.Miguel... Na minha sincera opinião a obra está fantastica, faltando é claro um pouco mais de áres verdes e de lazer, mas sem dúvida que é uma obra que vem virar definitivamente P.Delgada para o mar e para o turismo de cruzeiro. Neste momento temos a visita de 70 navios de cruzeiro por ano, imaginem a vergonha que era receber-mos os que nos visitam no porto comercial...

6:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home